DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Complete as frases abaixo de acordo com os estudos realizados por você no capítulo “Desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino aprendizagem na infância”:

 

O -------------------- humano é considerado a estrutura mais complexa existente no universo conhecido. O tecido nervoso é formado por -------------------------- que se intercomunicam formando uma rede neural. A ---------------------------- possibilita a aprendizagem e toda ------------------------------ envolve modificação da estrutura neural. -------------------------------- é um conjunto de estruturas e estas são responsáveis por traduzir um estímulo do ambiente em impulso nervoso, transmiti-lo ao sistema nervoso central onde é processado, integrado e traduzido em impulso nervoso que é transmitido como resposta ao estímulo. Esta resposta pode ser um movimento, a secreção de um hormônio, um pensamento, uma emoção.

 

Agora, assinale a sequência que completa corretamente o texto acima:

 


Cérebro; aprendizagem; sistema nervoso; neurônios; Neuroplasticidade.
Cérebro; neurônios; neuroplasticidade; aprendizagem; Sistema nervoso.
Cérebro; sistema nervoso; neurônios; neuroplasticidade; Aprendizagem.
Aprendizagem; sistema nervoso; neurônios; neuroplasticidade; Cérebro.
Sistema nervoso; neurônios; neuroplasticidade; cérebro; Aprendizagem.

“Cada sociedade tem suas normas e regras morais que devem ser avaliadas dentro de seus domínios” (Franz Boas).

Considerando o fragmento acima apresentado analise os seguintes enunciados.

 

Do ponto de vista sociológico, não se conhece cultura sem sistema moral.

PORQUE

Toda comunidade humana necessita para seu desenvolvimento e para sua sobrevivência de um aporte de caráter normativo.

 

A respeito desses enunciados, assinale a alternativa correta.    

      


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Na concepção das inteligências múltiplas o “olhar” do professor assume um papel fundamental. Não o olhar relativista, nem conformista, ou paternalista, mas de perceber as diferenças e buscar trabalhar com elas, fazendo com que a inteligência, uma vez democratizada, seja usada a favor do aluno e não contra ele. Nessa concepção, a observação do professor deve ser pautada em:

 


Identificar as inteligências predominantes e também possíveis distúrbios psicológicos ou neurológicos para trabalhá-los diferente das outras crianças.
Identificar as principais características de cada criança, o que ajudará no planejamento de atividades que permitam o desenvolvimento de suas competências.
Identificar as crianças com dificuldades de aprendizagem para cuidar delas de maneira afetuosa, para não se sentirem excluídas.
Identificar as inteligências de cada criança, listá-las para montar um cartaz.
Identificar as crianças com maior potencial e agrupá-las com seus pares.

A coordenação dos movimentos na criança acontece a partir de estimulações que ela recebe do meio, porém as informações que ela recebe não vêm necessariamente apenas do mundo externo. Ou seja, a capacidade que cada indivíduo tem de sentir a tensão muscular, os movimentos é um sentido interno e pessoal conhecido como:


Próximo-distal.
Neural.
Cinestesia.
Piramidal.
Céfalo-caudal.

Madruga e Lacasa (1998) destacam que dos 6 aos 12 anos de idade acontecem mudanças importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ao final desse período, elas já são capazes de realizar tarefas intelectuais próprias de um adulto. Para resolver problemas de ordem cognitiva, as crianças precisam utilizar algumas estratégias para a construção do conhecimento, quais são estas estratégias? Assinale a alternativa que apresente essas estratégias:


Estratégias de memória, de produção da linguagem escrita e metacognição.
Estratégia de memorização e participação ativa.
Estratégias de elaboração, metacognição e memorização.
Estratégias de elaboração e transformação de conceitos espontâneos.
Estratégia de autoavaliação e participação ativa.

Os organismos vivos complexos, como o organismo humano, são formados por sistemas com funções específicas. Assim, existe o sistema respiratório, circulatório e vários outros. Dentre esses sistemas, está o sistema nervoso. Sobre o sistema nervoso, analise as afirmativas abaixo:

I- Os seres vivos são capazes de responder aos estímulos, por meio do sistema nervoso.

II- O grau de complexidade do sistema nervoso é igual em todas as espécies, portanto não varia.

III- Para falar em sistema nervoso é necessário um conjunto mínimo de estruturas que possuem funções como captar estímulo, conduzi-lo a uma central de processamento e integração que produz uma resposta.

IV- Não existe sistema nervoso nas plantas.

V- O sistema nervoso humano não interfere nos outros sistemas, como o digestivo, circulatório e muscular.

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:


II e IV, apenas.
III e V, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e IV apenas.
Compreender sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à construção moral contribui para refletir sobre a nossa relação com o mundo e com os outros, sobre o papel da família e da escola, bem como para lidar com a questão da moralidade no âmbito da esfera escolar.
Considerando o estudo que aborda a construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, avalie as asserções que se seguem e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - É importante trazer a discussão e a vivência do processo de construção da moralidade para dentro das escolas em uma perspectiva pedagógica formativa e, ainda, entender que a criança, com o apoio do adulto e em relação de cooperação, principalmente com os seus pares, é capaz de construir uma moral autônoma.
II - A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, contribui para maior percepção e análise por parte dos psicólogos, uma vez que a educação moral na perspectiva piagetiana não deve fazer parte da práxis educativa do professor.
III - A construção da moralidade é uma construção interativa que vincula, envolve e regula a vida dos indivíduos, de diferentes idades. Dessa forma, é fundamental que o professor consiga desenvolver atividades de trabalho em grupo, jogos cooperativos, histórias e poemas que enfatizam a cooperação, abra espaço e encoraje os alunos a falarem de suas experiências.
IV - O professor pode contribuir de forma efetiva para a construção da moralidade infantil e ao mesmo tempo cumprir os objetivos da sua prática pedagógica, pois pode desenvolver atividades de forma interdisciplinar buscando abordar os conteúdos e, também, as questões morais e éticas na sala de aula.

A alternativa CORRETA está contida em:

Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas a sentença II é falsa.
Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.
Todas as sentenças são falsas.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.

O termo moral associa-se a concepção de fenômeno social, neste estudo, compreendido como o fato de toda a comunidade humana ser regida por regras de conduta. Sobre a moralidade, julgue as afirmativas apresentadas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas:

(     ) A moralidade não é inata na espécie humana e nem a mesma para todas as culturas e indivíduos.

(    ) A moralidade é resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica.

(    ) A construção da moralidade é uma construção interativa que vincula, envolve e regula a vida dos indivíduos, de diferentes idades.

(     ) A moralidade é inata na espécie humana e a mesma para todas as culturas e indivíduos.

(    ) A construção da moralidade é uma construção individual que vincula, envolve e regula a vida dos indivíduos na sociedade.

 

Assinale a sequência correta:    

 


V, V, V, F, F.
V, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, F, V.
V, V, F, F, V.

Tomando por base a concepção de inteligências múltiplas, proposta por Gardner, vislumbramos a possibilidade de pensar uma educação escolar com base na mediação, nos diferentes estímulos para o melhor desenvolvimento do aluno, não ficando preso apenas aos testes de conhecimento e este ou aquele conteúdo. É preciso repensar a educação e, assim, refletir sobre a prática pedagógica do professor. Desta forma, uma escola que leve em consideração a teoria proposta por Gardner, deve ter como propósito que tipo de atividades?

I. Atividades de compreensão que ajudam os alunos a encontrar seu próprio equilíbrio e possibilita que se sinta mais engajado e competente.

II. Atividades que permitam aos alunos saber o quanto de inteligência linguística e lógico-matemática eles possuem, para ampliá-las exercitando-as e treinando-as.

III. Atividades com o propósito de desenvolver as inteligências e auxiliar os alunos a atingir harmonia em seu espectro de competências.

 

A sequência com as afirmativas corretas é:


II e III apenas.
I e III apenas.
I apenas.
I, II e III.
I e II apenas.

"A lateralidade é basicamente uma questão neurológica, mas é também funcional, pois vai depender do funcionamento do organismo" (OLIVEIRA, 2011, p. 15). 

 

Considerando o fragmento acima apresentado analise o seguinte enunciado.

 

É importante não confundir lateralidade com conhecimento de direita e esquerda, que é o domínio desses termos.

 

PORQUE

 

A lateralidade é o uso preferencial que as pessoas fazem de uma das duas partes de seu corpo em quatro níveis: mão, pé, olho e ouvido.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.